Realizadora audiovisual com sede no ES. Foi profª.de História do Brasil e da África em escolas e projetos sociais; pesquisadora da História do Estado do ES e escritora do livro de mesmo nome, 9ª ed., esgotado. Aos 60 anos iniciou uma nova carreira: concluiu o curso de Cinema/UFES. Pesquisou e roteirizou o web-doc Gabriela Leite, a série As Tátas (2019), 6 ep|45’; para os canais de História do Brasil/África (2020), 20 ep/12’ e República Capixaba (2021), 8 ep/12’, esse último com apoio da Lei Aldir Blanc, o longa ficção Otilia ou Gabi (90’|2022) -selecionado no Edital Secult/Funcultura 2021, no Roteiros e Narrativas 2022 e no Festival Visões Lab/RJ 2023 , nesse último também foi premiado.
FILMOGRAFIA:
Marés (14’|2022), Fez pesquisa, roteiro e direção. selecionado em festivais da Inglaterra, Espanha, no CE, GO e ES. Selecionado no Edital de Finalização Secult/ES e no Paulo Gustavo-distribuição.
Mulheres Maratimbas (15’|2024) roteiro, pesquisa e direção.Fala sobre matriarcas ancestrais de uma pequena comunidade de pescadores artesanais. Foi selecionado no 17ºFest. Taquary/PE (premiado), na 5ª Mostra Clandestina -Feminista/GO, no 47º Festival Guarnicê – mostra Elas por Elas; no 31º Festival de Cinema de Vitória; na 3ª CineMarias – Vitória/ES; no 7º Fecsta- Santa Teresa/ES, no 14º Circuito Penedo de Cinema/AL e sua estreia internacional foi em setembro no XIII Festival de Documentários Independentes – Contra o Silêncio de todas as vozes – Cidade do México. Foi Menção Honrosa na Áustria, no Vienna Film Festival Awards (12/2024). Em 2025, 5º !Viva El Cine! Argentina. Arte y Educacion Audiovisual, CineForum (MS,PR e GO), Mostra Itapety-SP e foi selecionado para o streaming Tela Brasil (2º semestre).
Suá, a praia que sumiu (13’|2025) roteiro, pesquisa e direção. Em um bairo de pescadores artesanais da capital do ES, com várias manifestações culturais ancestrais, uma praia foi aterrada em nome do progresso nos anos 1970, e a propaganda oficial convenceu a população local que foi um grande feito.
Em cultura digital, coordenou a criação do Portal Patrimônio Capixaba, Web-documentário Gabriela Leite, da websérie Raros.
Os perfis são atualizados diretamente pelas pessoas associadas, que assumem a autoria e a veracidade das informações publicadas. A PAVIC não interfere nem se responsabiliza pelo conteúdo inserido.